sexta-feira, 28 de abril de 2017

OUTRAS MANEIRAS DE APOIAR AS MANIFESTAÇÕES


Hoje, 28 de abril é um dia de luta.

Há muito tempo não se via a adesão de tantos segmentos a uma paralisação (batizada de greve geral). Segundo as mídias principais do país, a adesão foi de 96%, apenas dois estados na nação não registraram mobilizações.

Cada segmento está paralisando por razões diversificadas que giram em torno das reformas trabalhista e previdenciárias do país, que estão modificando e eliminando importantes direitos adquiridos do trabalhados brasileiro.

Eu, hoje, vou trabalhar. Por duas razões:

1 - Com muita dor no coração, faço parte de uma classe que não se articulou. Estando inserida em uma classe desarticulada minha paralisação ficaria sem significado efetivo. Acredito que contribuirei mais com essa causa indo ao meu ambiente de trabalho e levantando a problematização das reformas com as colegas e estudantes.

2 - Minha integridade física. Eu faço parte de uma companhia de teatro musical que tem apresentações nesse final de semana. Um elenco de mais de 30 pessoas depende de mim e, historicamente em Florianópolis as manifestações sempre acabam em pancadaria. Eu já apanhei diversas vezes da polícia (2005, 2008 entre outros) e não posso correr esse risco. Fazer manifestação em casa, não é meu estilo.

Mas, é possível apoiar e fazer volume à manifestação mesmo assim. Deixo aqui, humildemente, algumas dicas pra você que como eu também vai trabalhar e quer apoiar o movimento:

1- Não se omita: ao escutar piadinhas e informações desqualificando a paralisação reforce a importância desse movimento e destaque os direitos que estão sendo ameaçados. Direitos que afetam todos os tipos de trabalhadores e empregados.

2- Inclua a manifestação no seu ambiente de trabalho. Se você trabalha na área cultural ou de ciências humanas é possível incluir estudos de dados históricos, músicas, peças de teatro que retratam momentos da história que tem ligação com o dia de hoje.

3 - Não utilize serviços. Coma em casa, não compre roupas ou utensílios... Tudo que não for urgente pode esperar pra amanhã.

4 - Manifeste palavras de apoio em suas redes sociais: O pessoal que vai pras ruas aguenta muita porcaria. É gente passando e xingando de vagabundo. São as notícias distorcidas. É spray de pimenta, bala de borracha e as vezes porrada mesmo. Ler palavras de apoio pode ser de grande ajuda.

Se você, como eu, não pôde paralisar hoje, é lamentável mas não é o fim da luta. Cada um luta como pode e o movimento beneficia todos. Então força, cabeça erguida.

"Atenção
Para as janelas no alto
Atenção
Ao pisar no asfalto mangue
Atenção
Para o sangue sobre o chão"

Sigamos atentos e fortes.
https://www.youtube.com/watch?v=XPl6vk-GpGE

Nenhum comentário: