quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mulheres baixistas - sexismo e ignorância fora do tempo

Uma época, nos idos da era do orkut, tinha uma "comunidade" intitulada Mulheres Baixistas.
Recentemente, fui incluída num grupo com o mesmo nome no Facebook. Imediatamente eu pedi pra sair (assim, sem stratégia,saco ou cabo).

Pô! É DOISMILETREZE e a gente ainda está caindo nesse tipo de sexismo idiota. Por PURO HÁBITO!!! Temos quantos ícones femininos no Rock'N'Roll?  Que criaram uma geração de mulheres dispostas a entrar na cena de sua cidadezinha, região ou país com os dois pés (de salto alto ou não, aí é opcional). A gente toca, a gente ouve, a gente curte. Tem uma meia dúzia de batata cozida poser? Sim. Mas, isso tem em todo lugar, mulheres e homens nas mais diversas "tribos" (outra besteira) que estão representando algo que não são realmente. Mas essas não se criam. Uma hora ou outra é descoberto o Gustavo Lima no MP3 dela e a admiração do "ícone roqueiro" vai embora.

E digo mais. Esse rótulo de "fã do Iron Maiden" também já está ficando muito ultrapassado. Se você ainda é assim, me desculpe, os anos oitenta estão te chamando de volta. Eu toco numa banda de Indie, ouço desde prog até punk, metal, melódico... tudo. Vou a festas de samba. Gosto de samba de raíz, MPB. Já me diverti deveras em festas de sertanejo universitário (taí o Gustavo Lima). Se você olhar minha playlist, achará de Ozzy a Sandy. Mas meu gosto por música e minha preferência por Rock é genuína, e por isso sou muito respeitada nas rodas em que frequento. Sem mentir, sem esconder, sem fazer pose.

Aí vem a questão da admiração. Sim, é muito legal encontrar uma pessoa com a qual você se identifica e que ainda toca uns intrumento musical que você acha legal. Eu mesmo, conto nos dedos os caras por quem me interessei que não tocavam nada. Porque claro que isso é uma ponte. Quem gosta de música e curte tocar acaba magnetizando semelhantes. Porém, nos shows da minha banda tenho recebido cada vez mais elogios, e cada vez piores. O Sexismo imbutido neles é tão grande que as pessoas nem notam que às vezes não estão só me desrespeitando , mas também o meu namorado e os colegas da banda.
Um exemplo clássico: "Nossa, você toca muito! Nunca vi um amulher tocar assim."
Daí vem o amigo e responde:" Não cara, eu até já vi, mas bonita desse jeito..."

Isso quando não é mais explícito: "Você toca muito bem pra uma mulher"

Ou quando o cara nunca te viu tocar, mas sabe que você toca e chega dizendo:
"Mina, você toca muito".

Bem, admitir que existe uma "classe" de "mulheres baixistas" e que elas estão se reunindo separadamente dos outros POR OPÇÃO é triste. Mas existe. E é isso que eu gostaria de defender aqui. Meninos e meninas, toquem, curtam, elogiem... Mas cuidado. Porque o sexismo tem nos prejudicado (a homens e mulheres) durante a história da humanidade e o Rock'N'Roll, revolucionário de nascença, não pode mais ser palco pra esse tipo de coisa. Quer dizer que eu toco bem, diga quando eu estiver perto do Victor Woteen. Ele toca bem. No mais todos nós baixistas, estaremos sempre estudando e querendo melhorar. E é isso que tem que ser admirado.

Dias depois que saí do grupo das "mulheres baixistas" fui convidada pra entrar num que se chama "Baixistas de Floripa".
Entrei com gosto. Compartilhamos divulgações de evento, informações, músicas,  instrumentos à venda. Homens e mulheres, baixistas, pesquisadores... Aí sim. Dois mil e treze..

PS.: Segue o Victor Wooten, pra quem ainda não viu
PS.2: Eu estou MUITO LONGE de tocar 1% do que ele toca.

http://www.youtube.com/watch?v=Jw8ytGHTbNc


4 comentários:

Lobo Floripa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lobo Floripa disse...

Gostei do texto, até que tu escreve bem pra uma mulher.

Zeh Ronaldo disse...

Eu acho que vc tem RAZÃO! Eu concordo! Todavia, lembra daquele negócio da CAPACIDADE DE ESCOLHA?? Tem gente que faz por mal... e merece um Radouken! ou um Pegasus Ryu Seiken... (que hoje eu sei que vc é capaz de executar ambos os movimentos)... mas tem gente que está com isso embutido , tipo é cultural! Não desperdice relações (fãs, amigos, família, colegas de baixo, etc) porque estás com a razão!!! =D ... por mais que vc esteja!! =*

Júlia Rubra disse...

Tah certo, Zé. :)