terça-feira, 15 de setembro de 2009

Punição na ficção já ou greve de globo!

Não tenho assistido novela ultimamente.
Faculdade, ensaios, coisas afins, vida que corre e um pouco de enchição de saco mesmo...
Não tenho assistido, mas eu gosto.
Então, sempre que posso, dou uma espiadinha nos comerciais, acompanho um capítulo ou outro. Quando gosto, acompanho mais. Etc. etc. blá, blá, blá...

Entretanto...

Acompanhei os momentos finais da novela Caminho das índias.
Não entendi algumas coisas, já que não vi o resto da novela, mas pude entender o suficiente para acompanhar os comentários na rua, revistas e, principalmente, no meu trabalho.

E foi aí que me espantei.

Aparentemente, os vilões dessa novela não foram punidos no final.
Um fugiu, outro cumpriu pena de serviço comunitário, outro se regenerou, alguns até se deram bem... Enfim... Saiu do normal que é morrer, ou ficar louco, ou ficar preso...
Para minha surpresa, houve revolta geral entre os espectadores.
Ninguém aprovou o final (que foi, no mínimo realista) sob protestos de "Nunca mais assisto uma novela da Glória Perez" ou "a Globo não sabe mais fazer novela mesmo".
A revolta incluiu e-mails malcriados à emissora, e um ranso com a próxima novela... enfim. em algum nível, MOBILIZAÇÃO COLETIVA.

Mas, essas mobilizadas contra a inpunidade dos vilões fictícios se mobilizam contra a impunidade dos vilões da vida real?

Elas fazem greve? Acompanham projetos de lei? Acompanham processos jurídicos?

Mandam e-mails malcriados para seus candidatos?

Sabem o teor dos escandalos políticos?

Claro que sei da dificuldade de monitorar os vilões da vida real, afinal, não temos takes e filmagens com horário definido sobre eles. Mas temos a internet, notíciário, jornais e revistas. Temos o tempo do banheiro pra ler. O tempo do ônibus. O tempo da novela...

Enfim...
Lembrei da escassez de mobilização na época da greve.
Me ocorreu:
Na greve do ano que vem, vou colocar uma fantasia de "ivone" no Dário e outra no Rodolpho.
Quem sabe assim???

Nenhum comentário: