sábado, 11 de outubro de 2008

ANIVERSÁRIO


CONSIDERAÇÕES SOBRE O ANIVERSÁRIO:




Descobrindo a origem do significado do aniversário:



Em relação à etimologia da palavra aniversário, ela vem do latim anniversarius, que significa o que volta todos os anos ou o que acontece todos os anos.Quanto ao costume de comemorar o dia do nascimento de alguém, segundo estudiosos, tal prática teve início em Roma: “Esta solenidade, que se renovava todos os anos, era festejada sob os auspícios do Gênio que se invocava como a divindade que presidia ao nascimento das pessoas. Costumavam erguer um altar sobre a relva e o cercavam com ervas e plantas sagradas. Junto desses altares as famílias ricas imolavam um cordeiro”*
O nosso conhecido bolo de aniversário, por sua, originou-se na antiga Grécia, quando se homenageavam, no sexto dia de cada mês, à deusa Ártemis. Tal festa era realizada com um bolo cheio de velas que simbolizavam a claridade da Lua que se espalhava à noite sobre a Terra.
*Dicionário da Mitologia Latina. Spalding, Tassilo Orpheu. Editora Culturix. São Paulo, 1972 – p. 159).




(Escrito por Jaime nunes mendes, ctrl C ctrl V meu, retirado do Site http://www.melodia.com.br/ "o portal do Povo de Deus" aahahaha)




Agora que sabemos de onde vem a tradição e a palavra, vamos conhcer o significado dessa palavra para mim.




Meu aniversário é dia 12 de outubro, feriado nacional.


Sempre há então, muita comemoração, festa na véspera do feriado, no feriado, na emenda do feriado se houver. Sempre comemoro com muita gente, em várias festas. Adoro fazer aniversário, receber presentes e principalmente atenção.




Quanto ao aniversário em si, sempre faço um balanço, dos projetos que eu tinha para idade tal, quais mudaram, quais estão em andamento, quais foram extintos, quais deram certo. Também faço uma comparação com o ano anterior.. o que eu estava vivendo naquele momento.. quanta coisa mudou, quem ainda está naminha vida, quem foi embora...


Então, vejamos:


Ano passado tive uma festa surpresa na faculdade. A MAri organizou. Fomos beber no vasquinho. Isso foi sexta, em Floripa. Sábado eu e o Rafa, na época meu namorado, fomos pra tubarão, teve festa com bolo, docinhos e salgadinhos, para os amigos e família lá em tubarão. Pude passar também com minha irmãzinha...

EU morava com o meu namorado, estava na faculdade, na sexta fase, trabalhava na agronômica, não estava atuando em nenhuma peça, e ganhei um dinheiro trampando de contadora de histópria na semana da criança.


Esse ano estou organizando um churrasco, só para a família e aqueles amigos que são assim, como se fosse da família. Muita gente que não foi convidada vai ficar chateada quando ler o blog.. mas eu não tinha condições de fazer nada grande, todos os convidados me conhecem há pelo menos oito anos, com exceção do Rafa, meu ex-namorado, mas aí é uma situação especial né? (além do mais, em janeiro vai ter festa de formatura, aí sim.. para todos.)

Não estou indo para a faculdade, só para fazer o TCC - que está atrasado. Então esse ano não teve comemoração com o pessoal da facul. Sexta fui com minha prima na fenaostra. Não era por ocasião do aniversário, mas vimos o show da Zélia Duncan, foi muito muito bom!!!! e internamente, considerei uma das comemorações do meu aniversário.

Agora estou morando sozinha. Trabalhando no Córrego, atuando em alguns projetos, dirigindo uma CIA de tratro, Cantando numa banda, trabalhando num segundo emprego, e prestes a me formar.

Esse ano foi muito conturbado, aconteceram algumas revoluções na minha vida. É como se houvessem vários sub-anos em um.


Sem julgamentos de melhor ou pior, minha vida está diferente.

Ainda não sei lidar com todas essas mudanças. Com certeza, vou me acostumar com todas elas, mas cedo ou mais tarde. Algumas coisas nunca vou entender, outras nunca vou aceitar.

Mais um ano qe passou na minha vida, que mudou muita coisa, trouxe alguns orgulhos. Amigos que se formaram (e foram muitos, Rafa, Diego, Cris, Fernanda...) Amigos que tiveram grandes conquistas: empregos, viagens, relacionamentos amorosos bem sucedidos. Amigos que casaram (Greicy, Juliana, Fernanda - mais especificamente são minhas primas). Amigos que se foram cedo demais (não estás mais aqui pra dizer que to ficando velha né Joaozinho.. que saudade cara..). Muita gente entrou na minha vida (pessoal da CIA GRITO de teatro, os amigos da Banda, o pessoal da creche nova, as pessoas do trabalho novo. Muita gente reapareceu na minha vida (meu novo vizinho Luciano, o pessoal do Arte e Cena, que ano passado não nos vimos quase). Agradeço a minha família por ser uma constância, uma força, uma base de amor para mim, sempre.


Hoje estou serena. Nem feliz, nem triste. Um pouco entediada de estar em casa na véspera do aniversário. E esperando parabéns sabendo que alguns não vão chegar. Amanhã que é dia da festa, com certeza estarei bem mais animada.

Apesar de saber, com certeza, como e por quem sou amada, me sinto um pouquinho só.


23 anos. 23 revoluções.


E que venham os próximos!


Palavra do dia: PERMANECER

Um comentário:

Mariana disse...

Eu não casei este ano, mas casei depois do teu último aniversário! :( :(

Vou ficar imaginando que eu seria convidada pro churrasco... eu já te conheço há 8 anos... ehehehhe... bom... não somos "amigas amigas" há tanto tempo... mas enfim, vamos ao que interessa:


FELIZ ANIVERSÁRIO!!!


Adorei a explicaçãozinha sobre a origem do aniversário e do bolo!

E gostei muito mais de ler teu balanço do ano...


Que neste novo ano da sua vida, você tenha muitas conquistas, muitos sonhos realizados, muita alegria... e muita força... (porque infelizmente vai haver momentos que força para superar tristezas, decepções, irritações vai ser preciso...)

Beijão!!!!!!!!!!

Te amo!!!

Saudade!

E mais um ano estou longe no dia do seu níver... :(

Mas vou estar na formatura!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (E nem adianta me negar convite, porque tu acabou de dizer que todos vão ser convidados... rs...)


Beijos!!!!!