quarta-feira, 18 de maio de 2016

Da importância de comer coxinha.


Ao fazer 30 anos decidi me tornar vegetariana. A minha transição foi feita por conta própria, cortei a maioria das carnes praticamente de um dia pro outro, comi peixe por mais um tempo e depois parei completamente.

Ainda vou elaborar um texto maior sobre a transição, mas essa postagem não é sobre isso. Essa postagem é só sobre a coxinha. Eu amava coxinha. Parece bobo, mas todo mundo tem uma comida preferida. Aquela maionese de uma tia, um doce que a avó fazia, o pão de determinada padaria. Eu não sabia até me tornar vegetariana que a minha comida favorita era coxinha. Pois, desde a transição eu olhava coxinha, sentia cheiro de coxinha, sonhava com coxinha. COXINHA!



E, em virtude da minha nova escolha de vida, não comia coxinha a um certo tempo. Pesquisei muito sobre receitas na internet, muitas variedades de coxinha vegetariana e vegana, a mais famosa sendo a de carne da jaca (muito comum no sudeste e centro oeste). 

Mas era um plano remoto: achar jaca no ponto/ fazer carne de jaca/ aprender a fazer massa de coxinha/ fritar/ comer.


Sendo assim, seguia eu um pouco resignada do meu desejo de comer coxinha. Até que hoje na hora do almoço, o meu companheiro chegou com uma proposta. Vamos comer coxinha? Fiquei meio sem entender "se isso é uma piada, não tem a mínima graça" - pensei. Quando veio a resposta: Me falaram de um lugar que tem coxinha vegetariana. 

Marcado o encontro, fomos com mais um casal de amigos provar as coxinhas. 
O Maria Coxinha é um lugar especial. Um espaço criativo localizado no centro histórico de São José, com essa atmosfera de praça, mesinhas na rua e um espacinho aconchegante dentro. As coxinhas de sabores variados, tendo sido destaque entre os meus amigos carnistas a de linguiça Blumenau. Eu provei os quatro sabores (3 veganos e 1 vegetariano) e todos foram aprovados, mas a preferida foi a vegana de feijão com couve. 

O lugar está aberto a nove dias e estava super movimentado. A dona veio perguntar sobre o serviço e pra minha surpresa o depoimento:

"A idéia do restaurante veio porque eu sou vegetariana. Passei quase oito anos sem comer coxinha!"


Então amigos, quero recomendar que conheçam o Maria Coxinha, um restaurante para todos os gostos, com o cuidado de ter no cardápio alimentos vegetarianos e veganos (e também sem glutén, inclusive feitos em figideira separada pra evitar os traços de glutén pros alérgicos). Entre as bebidas se encontram as linhas mais famosas da Opa e da Eisenbahn, assim como Sol, Bud, Heineken e Skol Beats, Caipirinhas, vinhos e refrigerantes diversos. Tem também coxinhas doces!!! (Segue link no final do texto)

E no mais, torço para que a cada dia nós vegetarianos tenhamos mais e mais opções e que possamos continuar comendo nossos pratos preferidos, pratos cheios de amor e respeito à vida, saborosos e acessíveis. 

https://www.facebook.com/mariacoxinhabar/?fref=ts

Nenhum comentário: